quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fadiga Muscular - CORE

Este trabalho foi feito no Core curriculum da minha universidade e acho interessante postar, pois ficou resumido e as informações são interessantes para qualquer leitor que se importe com saúde.

Fadiga Muscular

A palavra fadiga relaciona-se com a capacidade de produção diminuída e uma perda de motivação para qualquer atividade.

De um modo geral a fadiga é entendida como um conjunto de alterações que ocorre no organismo, resultante de atividades físicas ou mentais que levam a uma sensação generalizada de cansaço. Ao citarmos fadiga muscular não podemos deixar de lado a tetanía (contração muscular), essa contração dos músculos excessivamente praticada em atividades físicas ou exercícios podem levar a um quadro de fadiga muscular que pode durar, dias a algumas semanas.

A fadiga muscular é muito comum em atletas de alto rendimento, pode levar ao afastamento temporário ou até mesmo definitivo de alguns atletas, da modalidade praticada como profissão.

Sintomas de Fadiga

Os mais importantes sintomas são:

• Sonolência e falta de disposição para o trabalho;

• Dificuldade para pensar;

• Diminuição da atenção;

• Lentidão e amortecimento das percepções;

• Dores musculares localizadas;

• Perdas de produtividade em atividades físicas e mentais.

Ao praticar um exercício físico, deve-se prestar muita atenção a esses sintomas, planejar e perceber a intensidade, carga e volume, adequado a cada tipo físico é importante para que a prática do exercício físico seja prazerosa com a finalidade de melhora, da auto-estima e distração de agentes estressantes do dia-a-dia. Reduzindo efeitos ruins no organismo e elevando a saúde em longo prazo.

Tratamento Sugerido pela área da Educação Física

O tratamento baseia-se em repouso, bolsas de água quente para relaxar a musculatura, ao voltar ao treinamento, o praticante de exercício deve recomeçar com cargas leves e subir o peso gradativamente para evitar novas fadigas, sempre há necessidade de uma reeducação alimentar, que deve ser instituída seja o praticante amador ou profissional. Massagem é também um excelente recurso para o relaxamento da musculatura, assim como trabalhos na piscina e hidromassagem.

É necessário sempre procurar Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, antes de iniciar sua preparação para qualquer exercício. Um bom profissional dessas áreas citadas pode auxiliar de modo satisfatório, adequando e adaptando exercícios de forma que esses não causem nenhum dano físico e mental ao praticante de exercícios, objetivando sempre o acréscimo de prazer, melhora na saúde e qualidade de vida.

2 comentários:

  1. Seu blog está muito bom!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom Celso? Eu ainda não sei mexer muito em blog. Bom eu fui ao museu catavento esses dias a pedido do profo do Core. Lá tinha muita coisa interessante da nossa área. E o ingresso é barato, 3 reais. Vale a pena ir. Abraço!!

    ResponderExcluir