quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escritores da Liberdade - Richard LaGravenese

O filme dado em aula, foi baseado em fatos reais, na história de uma professora de língua inglesa chamada Erin, professora novata que começa a lecionar a turma 203 do 2º grau no Colégio Wilson. Erin logo percebe que a educação não era como ela imaginava ser naquele colégio, fica evidente que a preocupação que toma conta dela no começo do filme não é só com sua própria segurança, quando percebe que seus alunos estão envolvidos com gangues, drogas e até mesmo assassinatos. Como professora logo pensa em desistir mas dá a volta por cima em uma cena em que cita o Holocausto para dizer que não há diferenças entre as pessoas e que a indiferença entre elas causa danos à sociedade.
O amor a profissão fica evidente, quando Erin percebe que pode mudar as atitudes e valores de seus alunos, para isso adota para aquela turma um método diferente de ensino, não aceito pela escola de ínicio. Propõe então saídas para museus, passeios e integração entre a classe, para nós hoje isso pode parecer cotidiano mas para aquela comunidade em 1992 e aqueles alunos isso parecia impossível.
Erin, tem uma idéia excelente quando compra diários para seus alunos que logo expressão suas idéias, e contam sobre a sua vida. Fascinada pelas histórias e pela mudança em seus alunos Erin vai mais longe, quando consegue que a autora de “O Diário de Anne Frank” os visite, mostrando para seus alunos também como a verdade é importante e as atitudes que ajudam ao próximo.
Erin Gruwell é uma guerreira que me faz refletir, sobre o amor a profissão, a mudança e que uma pequena atitude pode transformar a vida de muitas pessoas. Os diários viraram um livro que deu origem ao filme.
FREEDON WRITE - ESCRITORES DA LIBERDADE - RICHARD LAGRAVENESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário