sábado, 21 de agosto de 2010

Símbolo da Educação Física - DISCÓBOLO DE MYRÓN


Para começar o meu blog, quero entender o porquê o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Myrón.
Discóbolo (“O arremessador do disco”) feito de mármore, pelo escultor Myron, datado de 450 a.C. Atualmente encontra se no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. O arremesso de disco criado na Grécia mitológica, é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo.

Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato circular quanto os de hoje que sofreu aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia. Este esporte foi muito popular na Grécia Antiga, levando vários artistas da época a estudá-lo, presumi-se que devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além outros anônimos. (FERNANDES, 1978, p. 77).

Assim foi adotado como símbolo oficial pelo CONFEF em 2002 o discóbolo de Myrón, percebemos a graça dessa escultura e a real movimentação do arremessador.

CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º, em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: “... o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002.

Um pouco de Myrón.

Myrón (+ c. 423 a.C.) foi o mais famoso escultor em bronze do Estilo Severo. Ele capturava o movimento paralisado, fixou em Discóbolo o instante complexo dos músculos organizados de todo o corpo, em sincronia com o impulso dos braços, inclusive com o cálculo sereno da cabeça pensante, nos mostra o atleta com o corpo flexionado, no instante anterior ao arremesso do disco; É uma figura em ação Seu equilíbrio baseia-se num equilíbrio dinâmico. Nesta e em outras esculturas clássicas pode-se apreciar a perfeita coesão das partes, todas contribuindo para um mesmo objetivo geral da composição.

10 comentários:

  1. Otimo! Este simbolo representa muito para mim. Amo educaçao fisica! Espero que gostes tanto assim colega, e possa usufruir desta como uma ferramenta transformadora.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog, parabéns. 01.09.2016 Dia do Prof de Ed. Física.

    ResponderExcluir
  3. Brigado ..sou acadêmico em licenciatura e gostei muito de sua resposta ..

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua explicação, me ajudou muito.

    ResponderExcluir