quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Educação Física é Ciência?

Essa questão motiva muitas discussões, primeiro falando de ciência que tem por objeto o estudo da vida e do que é inanimado, a ciência responde, prova, testa e chega a conclusões que interferem diretamente nossa rotina, valores, discussões e nossa vida como um todo. Os vários campos da ciência dependem um do outro, e a educação física esta ligada e a qual desses campos?

Entendendo um pouco de educação física até agora, percebo a ligação com a biologia, física, química, matemática, filosofia, sociologia, antropologia, anatomia, cinesiologia dentro de outras mais, é inevitável. Bom esse é só o começo das áreas da ciência que um profissional de educação física tem que compreender como parte de sua profissão para poder favorecer com o seu conhecimento seu aluno ou paciente.
Interessante que essas vertentes da ciência levam o profissional da área da educação física para várias direções, alguns se profissionalizam em fisiologia do exercício, cinesiologia, reabilitação desportiva, alguns desenvolvem ideias filosóficas e assim o profissional de educação física está definitivamente ligado a ciência para o resto de sua existência.
João Paulo S. Medina em seu livro A Educação Física Cuida do Corpo e “Mente”, cria uma discussão interessante quanto ao caminho que alguns profissionais tomam ao reproduzir conhecimento somente, em vez de criar novas possibilidades dentro do campo de atuação. Também trata do profissional que divide o corpo em partes não o compreendendo como um todo, nesse livro percebo que a filosofia, sociologia, antropologia e até mesmo a estatística estão presentes a fim de esclarecer ao profissional ou curioso, que o educador físico deve perceber que a sua importância como formador de opinião é indispensável.

Destaco esse livro por conta dos campos da ciência que nele estão empregados, para que você entenda o quanto educação física é e faz parte da ciência.






“A noção vulgar do corpo humano recebe as mesmas influencias maléficas do vírus que divide as ciências. Ao tentar explicar todas as suas dimensões o homem se retalha em duas, três ou quatro partes e depois se torna incapaz de perceber a totalidade em que elas se realizam. Uma totalidade que inclua o outro e a natureza.”
João Paulo S. Medina

4 comentários: