domingo, 29 de agosto de 2010

Tendências da Educação Física e a Amplitude dos Conteúdos Científicos.

Meu ponto de partida para estudar as tendências da educação física foi Suraya Cristina Darido, existe um Artigo dela que pode ser acessado através deste link;
http://boletimef.org/biblioteca/81/Darido-Artigo
É muito interessante baixar este arquivo, pois ele ajuda a começar a entender as tendências da educação física e a partir dele comecei a me indentificar com a Psicomotricidade mas o mais interessante é que depois de estudar outros autores, como Guedes & Guedes da Saúde Renovada, BROTTO dos Jogos Cooperativos, percebo eu que uma tendência depende da outra e que elas se completam sempre.

Achei um video muito interessante de um professor dando também uma pequena introdução sobre as tendências da educação física, nesse video o professor fala sobre o senso comum, dizendo que a educação física é um campo muito amplo que não define as coisas pelo senso comum pelo simples ser por que é assim, isso também me dá a primeira idéia de que Educação Física é Ciência, pois aborda questões complexas, a partir do objeto homem, movimento, desenvolvimento, história e evolução.
VIDEO UAB - SOMENTE UMA INTRODUÇÃO SOBRE COMO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEM AMPLITUDE DE CONHECIMENTO.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educação Física?????

Há muitas definições para educação física, o interessante é começar a buscar essas definições, para que possamos cada um dentro da sua concepção achar a sua própria posição.
A história nos conta que a educação física existe desde a era primitiva. Surgiu junto com as necessidades do homem para se locomover, correr, caçar, sobreviver e etc. O interesse básico da educação física é o movimento humano, através deste interesse surgem outros vários; o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, a maneira como o homem educa seu próprio corpo através de sua cultura, a educação física como instrumento de ensino pedagógico e uma infinidade de outros interesses e tendências.
A educação física hoje passou a fazer parte da rotina diária de uma grande massa da população mundial. Ao fazer uma atividade física constante nota-se as melhorias e mudanças em áreas como o crescimento intelectual, social e estético também. Existem várias tendências da educação física que ainda iremos juntos conhecer.
Começo eu a perceber que estudando educação física ainda não visualizei a ponta o iceberg, O mais interessante em descrever minhas experiências aqui, será descobrir junto com você não só a ponta mas o que se esconde, onde meus olhos ainda não conseguem ver.

Filhos Do Paraíso - Mijid Mijidi Okurubito - Yojiro Takita

Quando o professor resolveu nos apresentar o filme iraniano Filhos do Paraíso do diretor Mijid Mijidi, fiquei surpreso, no começo eu não relacionei com nossa matéria mas ao perceber que se trata de um filme onde a esfera lúdica esta impreguinada, a maneira como os jogos se desenvolvem naturalmente e o descobrimento de que o jogo faz parte de nossa vida estando presente em nossa rotina diária me surpreendi. Assista este trecho que é a parte em que percebi realmente o quanto o jogo é importante em nossas vidas para o nosso desenvolvimento e depois o assista por completo irá te surpreender também.
FILHOS DO PARAÍSO - MIJID MIJIDI


Ao perceber que o jogo também é um ritual, resolvi colocar um trecho de Okurubito diretor Yojiro Takita, um filme que assisti faz algum tempo, é interessante perceber neste filme como o ritual é importante para essas famílias, além de ser um filme maravilhoso para a reflexão da nossa própria vida de como gestos, rituais que nos remetem a um passado de tradições podem além de entrerter estar intimamente ligado a nossa profissão de Educador Físico. O lúdico toma conta das cenas desse filme maravilhoso.
OKURUBITO - YOJIRO TAKITA

Peço desculpas somente por estar em inglês, pois não achei nenhum com boa qualidade e legenda.

sábado, 21 de agosto de 2010

Símbolo da Educação Física - DISCÓBOLO DE MYRÓN


Para começar o meu blog, quero entender o porquê o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Myrón.
Discóbolo (“O arremessador do disco”) feito de mármore, pelo escultor Myron, datado de 450 a.C. Atualmente encontra se no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. O arremesso de disco criado na Grécia mitológica, é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo.

Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato circular quanto os de hoje que sofreu aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia. Este esporte foi muito popular na Grécia Antiga, levando vários artistas da época a estudá-lo, presumi-se que devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além outros anônimos. (FERNANDES, 1978, p. 77).

Assim foi adotado como símbolo oficial pelo CONFEF em 2002 o discóbolo de Myrón, percebemos a graça dessa escultura e a real movimentação do arremessador.

CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º, em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: “... o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002.

Um pouco de Myrón.

Myrón (+ c. 423 a.C.) foi o mais famoso escultor em bronze do Estilo Severo. Ele capturava o movimento paralisado, fixou em Discóbolo o instante complexo dos músculos organizados de todo o corpo, em sincronia com o impulso dos braços, inclusive com o cálculo sereno da cabeça pensante, nos mostra o atleta com o corpo flexionado, no instante anterior ao arremesso do disco; É uma figura em ação Seu equilíbrio baseia-se num equilíbrio dinâmico. Nesta e em outras esculturas clássicas pode-se apreciar a perfeita coesão das partes, todas contribuindo para um mesmo objetivo geral da composição.