quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Esporte

Aqui faço um pequeno resumo sobre o esporte a partir do livro: O que é Esporte de Manoel Tubino. Não falo sobre história do esporte, também não dou ênfase sobre o esporte de auto rendimento e o amador , pois estou preparando outra postagem para essas questões. Necessariamente é um resumo sobre o significado da palavra esporte.

Segundo Manoel Tubino, o esporte é uma atividade praticada amadoramente ou profissionalmente com o intuito de competir ou superação do próprio ser. Para ser um esporte competição deve haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras e regras instituídas por uma confederação regente. A organização esportiva também se faz presente em eventos amadores como, por exemplo; a PROGUARU corrida em que participei como staff.
Idealmente o esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais. Existem modalidades esportivas como o automobilismo em que o praticante na hora da corrida necessita mais de suas capacidades de raciocínio do que força. No xadrez esporte, a força física é deixada de lado dando lugar ao raciocínio como tática para vencer o adversário.
Necessário destacar que dentro da organização desportiva existem as federações, confederações, patrocínio e uma padronização desde os equipamentos utilizados para pratica quanto os locais onde acontecem as competições.
A partir desta padronização entramos em várias outras vertentes discussões sobre o esporte que se faz presente no livro de Manoel Tubino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário