sábado, 27 de novembro de 2010

Acesso

Fiz esse video com a idéia de conscientizar as pessoas para algo muito importante o acesso das pessoas com necessidades especiais nas práticas sociais, assista e de a sua opinião.

Educadores Eficientes - Acesso 

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rúgbi Muda a Vida de Deficientes

A pratica do Rúgbi mudando a vida de muitos atletas deficientes é impressionante a melhora na qualidade de vida e na reestruturação emocional do lesionado, os atletas entrevistados contam um pouco sobre sua história e superação, que esse video inspire você de alguma forma.
Rúgbi

sábado, 13 de novembro de 2010

Eficiente

Aos que me conhecem, sabem esses que minha grande vontade é trabalhar com reabilitação desportiva, então vou deixar aqui dois dos videos que sempre me motivam a trabalhar com esse público, limitado em alguns aspéctos motores mas sem limitações para vencer e se superar na vida.
SUPERAR SEMPRE


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Xadrez

O xadrez é um jogo muito importante para o desenvolvimento cognitivo e os processos de raciocínio, esse jogo pode auxiliar o professor no desenvolvimento do aluno, de forma criativa é possível fazer o tabuleiro e desenhar as peças para que o aluno recorte e jogue junto com um amigo de sala de aula auxiliando no processo de sociabilização desse aluno com os demais colegas de classe, existem partidas de xadrez que duram meses nessas partidas é importante observar que existe um ritual o primeiro é o de respeitar as peças e a ultima jogada, não modificando as peças no tabuleiro respeitando assim seu oponente o segundo é o de sempre se reunir com o oponente para dar continuidade ao jogo.

Eu jogo xadrez desde pequeno com meu pai e posso dizer que o desenvolvimento lógico existente no jogo me auxilia até os dias de hoje.

Em aula meu professor apresentou o xadrez para todos nós alunos e pediu para que aqueles que soubessem jogar auxiliassem os demais, foi interessante perceber que de repente nós estávamos desenvolvendo com os demais alunos de minha sala, um processo pedagógico, simples e muito organizado.






quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Violência Infantil a Cultura Ignorante - CORE

Hoje em aula, foi abordado um assunto muito interessante, a violência infantil física, psicológica e sexual, a professora começou a aula falando do desenvolvimento motor da criança até os três anos de idade enfatizando o fator da mobilidade, que como ela disse significa "liberdade", durante o desenvolvimento da aula a professora cita que a violência infantil, sobre esse assunto ela relaciona algumas dificuldades motoras com a violência, afirmando que a violência interfere de maneira negativa evidentemente no desenvolvimento motor, nos processos cognitivos, psicológicos e emocionais dessa criança e adolescente.
Falando sobre violência a professora citou através de uma pesquisa que nesse momento não me recordo, que de 100% da taxa de mortalidade infantil no Brasil nos 3 primeiros anos de vida 30% é ocasionada por atos de violência contra a criança e as que não chegam a falecer, ficam com sequelas motoras e psicológicas que comprometem seu desenvolvimento completo para a fase adulta.
Ao falra da violência infantil entramos em algo muito complexo a CULTURA de muitos brasileiros, que acreditam que a palmada faz parte do processo de aprendizado, a professora citou que a LEI DA PALMADA, foi criada afim de extinguir esse ato dessa nossa CULTURA IGNORANTE, abolindo a punição física e psicológica na forma de educar nossas FUTURAS GERAÇÕES.
Interessante que muitos pais acham que bater em seus filhos é a melhor forma de educar, porque de alguma forma esses foram educados dessa mesma maneira, cruel e absurda, pois bater em uma criança ou praticar qualquer ato de violência contra alguêm que não tem a possibilidade de se defender aos meus olhos e na minha cultura é considerado ato de COVARDIA e considero esse ato um PROBLEMA PSICOLÓGICO à ser tratado. Cabe a nós futuros educadores sempre perceber em nossos futuros alunos, algum traço de maus tratos e violência, denunciando sempre esses atos.
Deixo aqui o link da LEI DA PALMADA, para os educadores e frequentadores do meu blog.
DIGA NÃO A VIOLÊNCIA INFANTIL.
http://www.fia.rj.gov.br/legislacao/leidapalmada.pdf

sábado, 30 de outubro de 2010

Judô

Começando a estudar luta na universidade, percebo que não existe uma data certa para dar origem a Luta em si, estudando percebi que como o Jogo ela faz parte dos princípios culturais, então é inerente ao ser humano faz parte de seu todo como ser humano culturalmente desenvolvido e em constante desenvolvimento. Interessante, voltando ao judô é seu princípio, Ju significa "suavidade" e Do "caminho", logo judô significa "caminho suave", estudando Jigoro Kano, logo fica claro o porquê ele cria o judô, por ser um adolescente fraco fisicamente e espancado constantemente por "valentões" locais,  vai estudar o Jiu-jitsu Jigoro percebe, que a melhor maneira de se defender não é somente usando a força, através do Jiu-jitsu desenvolve o judô deixando de lado a violência encontrada no jiu-jitsu daquela época, Jigoro funda em 1882 a fundação Kodocan, e começa a ensinar para poucos alunos, logo o judô se desenvolve e se espalha pelo mundo como esporte. Eu editei alguns videos que achei que contam a história do judô, alguns movimentos e não posso deixar de destacar aqui nesse video o judoca Antõnio Tenorio da Silva um símbolo de superação.
HISTÓRIA DO JUDÔ E A SUPERAÇÃO DO JUDOCA ANTÕNIO TENORIO DA SILVA.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Educação Física é Ciência?

Essa questão motiva muitas discussões, primeiro falando de ciência que tem por objeto o estudo da vida e do que é inanimado, a ciência responde, prova, testa e chega a conclusões que interferem diretamente nossa rotina, valores, discussões e nossa vida como um todo. Os vários campos da ciência dependem um do outro, e a educação física esta ligada e a qual desses campos?

Entendendo um pouco de educação física até agora, percebo a ligação com a biologia, física, química, matemática, filosofia, sociologia, antropologia, anatomia, cinesiologia dentro de outras mais, é inevitável. Bom esse é só o começo das áreas da ciência que um profissional de educação física tem que compreender como parte de sua profissão para poder favorecer com o seu conhecimento seu aluno ou paciente.
Interessante que essas vertentes da ciência levam o profissional da área da educação física para várias direções, alguns se profissionalizam em fisiologia do exercício, cinesiologia, reabilitação desportiva, alguns desenvolvem ideias filosóficas e assim o profissional de educação física está definitivamente ligado a ciência para o resto de sua existência.
João Paulo S. Medina em seu livro A Educação Física Cuida do Corpo e “Mente”, cria uma discussão interessante quanto ao caminho que alguns profissionais tomam ao reproduzir conhecimento somente, em vez de criar novas possibilidades dentro do campo de atuação. Também trata do profissional que divide o corpo em partes não o compreendendo como um todo, nesse livro percebo que a filosofia, sociologia, antropologia e até mesmo a estatística estão presentes a fim de esclarecer ao profissional ou curioso, que o educador físico deve perceber que a sua importância como formador de opinião é indispensável.

Destaco esse livro por conta dos campos da ciência que nele estão empregados, para que você entenda o quanto educação física é e faz parte da ciência.






“A noção vulgar do corpo humano recebe as mesmas influencias maléficas do vírus que divide as ciências. Ao tentar explicar todas as suas dimensões o homem se retalha em duas, três ou quatro partes e depois se torna incapaz de perceber a totalidade em que elas se realizam. Uma totalidade que inclua o outro e a natureza.”
João Paulo S. Medina