O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições mais rigorosas,
pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica. (Op.cit., p.3).
É muito interessante estudar o jogo e descobrir que ele esta presente em nosso cotidiano constantemente. Segundo Johan Huizinga em seu livro Homo Ludens é defendida a visão de que o jogo é uma realidade originária, corresponde a uma das noções mais primitivas e profundamente enraizadas em toda a realidade, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e poesia, permanecendo subjacente em todas as artes de expressão e competição, inclusive nas artes do pensamento e do discurso, bem como na do tribunal judicial, na acusação e na defesa polêmica, portanto, também na do combate e na da guerra em geral.
O jogo e sua noção, segundo a contribuição de Huizinga no livro acima indicado, é mais primitivo do que a cultura, pois faz parte daquelas coisas em comum que o homem partilha com os animais.
Interessante a forma de como o jogo é composto, dentro dele há regras feitas pelos participantes, há prazer através do lúdico, os participantes jogam voluntariamente e após sair do jogo e se desligar do mundo lúdico o participante volta a sua rotina normal, a partir deste conceito simples de jogo podemos dar um exemplo:
Ir à Igreja participar de uma missa, onde existe um culto (ritual), realizado por um principal mediador que dita às regras onde todos obedecem desde o início, meio e fim, é estar participando de uma forma de jogo que chamamos de implícito, existem também os jogos explícitos, mas o que mais fascina no momento do jogo é o momento lúdico ali presente em que o jogador penetra ao praticar o simples ato de jogar, sozinho ou acompanhado, adulto ou criança. O momento lúdico não deve ser deixado de lado, pois através dele se da o desenvolvimento motor, simbólico, cognitivo de uma criança que resultará em muitas decisões tomadas por nós adultos, pode até parecer brincadeira, mas tudo o que somos muitas de nossas decisões, dificuldades, dúvidas, a maneira como interagimos com o mundo e com a sociedade, esta profundamente ligada ao momento em que quando crianças aprendemos nosso primeiros movimentos e a partir desses movimentos interpretamos o mundo através dos jogos em que estávamos só ou acompanhados, mas sempre mergulhados no momento mais importante o Lúdico.
No quadro ao lado, o flamengo Piter Brueghel (1525-1529), mostra cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, grande parte delas é conhecida ainda hoje. Interessante resaltar que este quadro não mostra feições, o que significa que os jogos eram praticados por todos sem distinção de idade.
Na universidade desenvolvemos um trabalho sobre o jogo implícito e explícito; este é o resultado de um simples video feito para mostrar as diferenças entre esses momentos.
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