quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Xadrez

O xadrez é um jogo muito importante para o desenvolvimento cognitivo e os processos de raciocínio, esse jogo pode auxiliar o professor no desenvolvimento do aluno, de forma criativa é possível fazer o tabuleiro e desenhar as peças para que o aluno recorte e jogue junto com um amigo de sala de aula auxiliando no processo de sociabilização desse aluno com os demais colegas de classe, existem partidas de xadrez que duram meses nessas partidas é importante observar que existe um ritual o primeiro é o de respeitar as peças e a ultima jogada, não modificando as peças no tabuleiro respeitando assim seu oponente o segundo é o de sempre se reunir com o oponente para dar continuidade ao jogo.

Eu jogo xadrez desde pequeno com meu pai e posso dizer que o desenvolvimento lógico existente no jogo me auxilia até os dias de hoje.

Em aula meu professor apresentou o xadrez para todos nós alunos e pediu para que aqueles que soubessem jogar auxiliassem os demais, foi interessante perceber que de repente nós estávamos desenvolvendo com os demais alunos de minha sala, um processo pedagógico, simples e muito organizado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário